top of page
Com. Senhor Bom Jesus - Barra do Ariranha
Foi fundada pelo senhor Luiz Mendes por volta de 1932. O Distrito de Barra do Ariranha foi criada por decreto lei estadual nº 1058, de 31 de dezembro 1943, juntamente com a emancipação da cidade de Mantena. Na gestão do Sr. Nilson Andrade quando era coordenador e de acordo com a comunidade mudaram a Igreja de Rua de Cima, hoje sítio do José Guará para o lugar atual. Segundo Nilson, na época não tinha nenhum centavo, mais com Deus e ajuda de todos, enfim construíram a capela, onde até hoje celebramos os Sacramentos e toda a liturgia. Celebramos a festa do padroeiro em 14 de setembro.
Com. Nossa Senhora da Penha - Limeira
Pelos os relatos de algumas pessoas, indica-se que a povoação do distrito de Limeira tenha se dado em meados dos anos de 1930, onde pessoas vindas de Conselheiro Pena, Caratinga, Cuparaque e também do estado do Espírito Santo e outras regiões, trouxeram também suas devoções e suas religiosidade. Consequentemente, desejam ter momentos para fazer juntos suas orações. Foi doado um terreno onde foi construída uma pequena igreja para fazer as celebrações, com o passar dos anos esse terreno foi vendido e adquirido um terreno bem próximo onde se construiu um novo templo, porém em determinados período de chuvas e ventos este que sendo de vigas metálicas veio a ser destruído restando apenas a imagem da padroeira intacta, depois disso o povo se reuniu se organizou adquirindo novamente o terreno onde foi construída a primeira Igreja, anos depois deu inicio a construção do templo onde atualmente nos reunimos par celebrar. O distrito de Limeira foi criado por decreto lei estadual nº 6769, de 13 de maio de 1976
Com. São Sebastião - Nazário
A família Nazário, doou um área para a construção da Igreja Católica, escolheu o nome do padroeiro São Sebastião que é comemorado no dia 20 de janeiro. A comunidade tem mais de 70 anos, o qual foi doado por um Sr. que chama Nazário.
Com. São Sebastião - Limeirinha
A fundação da igreja não sabemos ao certo, mas tem entre 75 e 80 anos ou mais. Mas ela foi registrada em 1990 por tabelião Romero Vaz. O nome do fundador segundo os mais antigos da comunidade foi o Sr. Emanuel Raimundo, já outros dizem que foi o Sr. Sebastião Paulo. O fundador era devoto de São Sebastião e a data que comemoramos é dia 20 de janeiro.
Com. Nossa Senhora de Fátima - Timirim
Mais de 70 anos.
Com. Senhora da Guia - Cabeceira do Ariranha
Segundo relatos dos antigos, por volta do ano de 1950, (hoje aproximadamente 72 anos de caminhada) Frei Jorge esteve aqui na localidade onde reuniam os irmãos para celebrar (não tinham capela) e como não tinham um padroeiro ainda, ele sugeriu três nomes de Nossa Senhora que ainda não tinham na Paróquia, dentre eles, o nome escolhido foi Nossa Senhora da Guia. Frei Jorge, sendo o pároco naquela época foi à São Paulo em busca da imagem. Depois de alguns anos, foi doado o terreno para a construção da capela. Frei Benjamim foi quem deu a benção no local e foi construída capela onde celebramos até hoje. Celebramos a festa da padroeira em 24 de setembro.
Com. Nossa Senhora das Graças - Canuto Saraiva
A comunidade deu início em 1961 (aproximadamente 61 anos de evangelização), quando o senhor Jair e dona Nelir procuraram o senhor Acrísio para ceder o local para se reunir, foi na campanha da fraternidade com o lema: Mulher e Homem: Imagem de Deus. Começamos com 15 pessoas, ao longo do caminho foram surgindo várias pessoas cresceu bastante, frei Honório nos deus um grande apoio, estão nos deu a ideia de formarmos a Comunidade Construir construir nossa igreja, após 3 anos conseguimos construir a igreja. A comunidade recebeu o nome de Nossa Senhora do Lar mais como esse nome não era o título de Nossa Senhora alguém sugeriu que se chamasse Nossa Senhora das Graças dia 27/11
Com. Nossa Senhora Aparecida - Balduino
A história da comunidade foi fundada no ano de 1960 a 1970 (62 anos) pelos Balduinos, senhor Augusto Balduíno e o senhor Enidio. O senhor Augusto morreu e eles venderam a terra, e eles construíram pelo ano de 1980 onde que ela é hoje. A santa padroeira Nossa Senhora Aparecida, mais antes era Sagrado Coração de Jesus o Santo quebrou e outras pessoas colocaram a santa no lugar aí, ficou como a Santa Padroeira a comunidade e chamada de Balduino por causa dos fundadores a família dos balduíno, e é comemorada a santa Padroeira no dia 12/10.
Com. Nossa Senhora Aparecida - Bairro Santo Antônio
Numa iniciativa do Padre Joel no ano de 1980, tendo como coordenador Sr. Eliseu Moreira Lopes, Nadir sua Esposa e José Bibiano e sua esposa Glória e Dona Maria Margarida Huebra, e foram se juntando formando esta comunidade.
Com. Sant'ana - Boa Esperança
Segunda informações, a história da comunidade começou por voltar do ano 1982, com a iniciativa do senhor Milton Vicente Galdino, que, na data mencionada, começou os primeiros preparativos para construção do templo com algumas pessoas que aqui habitavam. A escolha do nome da padroeira foi feita pelos mesmo, que na época tinha um livro que relatava a História de Joaquim e Ana. Ele gostava muito de ler a história e comentar com as pessoas. Ficando assim, a data para celebrar o dia da padroeira o dia 26 de julho.
Com. São José - Nicolini
Terreno doado pelo Sr. Nicolini, Pe Joel era o pároco. Construímos a comunidade e dedicamos ao santo de devoção do Sr. Nicolini. Celebramos nossa festa o dia 19 de março.
Com. Nossa Senhora do Amparo - Bairro Santos Prates II
A comunidade foi construída em 1987, reuniam numa casinha pra cima da igreja, depois adquiriu-se o lote e construiu-se um salão para celebração e juntamente com Frei Honório escolheram o padroeiro. Foi indicado São José e Nossa Senhora da Penha, porém, escolhemos Nossa Senhora do Amparo para amparar a comunidade. Até 1999 não era celebrava a festa da padroeira e ninguém sabia quando celebrar. Em 2005 foi definida a data da festa da padroeira 8 de setembro dia da natividade de Nossa Senhora.
Com. Nossa Senhora Aparecida - Bruns
Na comunidade existiam pessoas idosas que eram devotas de Nossa Senhora Aparecida e de Santa Luzia. Mas após reunião dos fiéis em conselho decidiram pela maioria que ficaria com padroeira Nossa Senhora Aparecida .
Com. Santa Luzia - Córrego Cabiúna
A igreja no início se reunia em um barracão de secador, aí depois ganhamos o terreno, e com ajuda de todos que participavam foi construído o templo. Sobre o motivo da escolha do padroeiro, apenas sabemos que foi um homem chamado Gilson que escolheu, a data que celebramos a festa do padroeiro é 13 de dezembro.
Com. São João Batista - Vista Alegre
Começou com a família devota de São João Batista, celebramos a festa no dia 24 de julho
Com. São Francisco de Assis - Ilhéus
Foi fundada no início da década de 70 pelos moradores do Córrego dos Ilhéus pois na época era uma comunidade numerosa. Nosso Padroeiro é São Francisco de Assis e foi escolhido por representar a humildade que o povo dessa comunidade tem em comum. A data que celebramos a festa do nosso padroeiro é dia 04 de outubro.
Com. Sagrada Família - Bela Vista
Temos uma igreja participativa. A comunidade foi formada a partir dos grupos de reflexão: Sagrado Coração de Jesus e Santa Luzia e o Grupo de Casais Raízes Missionárias, com o crescimento dos grupos formou-se então a comunidade Sagrada Família.
Com. São Pedro - Córrego do Bananal
Foi fundada nos anos de 1970, pelo Sr. Ary Azevedo. Celebramos a festa no dia 29 de julho
Com. Nossa Senhora Imaculada Conceição - B. Philadélfia
A história da Comunidade iniciou no ano de 2015 sendo celebrado a 1ª missa 15/03/2015 na praça do bairro Morada Nova, missa esta presidida pelo Padre Aurildes, mais precisamente embaixo de um pé de manga, onde com a ajuda dos moradores dos bairros Filadelfia, Vila Florindo e Morada Nova, passamos a nos reunir a partir dessa data. Logo após veio a compra de um lote, onde atualmente se localiza a comunidade. A compra foi realizada e logo em seguida a construção que teríamos também deu o início. Depois ficou definido um lugar fixo para as celebrações, sendo este local a casa dos ministros da eucaristia Sr. José Alexandre e Dona Irene aos domingos às 16h. Essas celebrações eram feitas com ajuda de outros grupos, comunidades, movimentos e pastorais que com muito carinho sempre nos ajudaram. A escolha do nome do padroeiro foi através de uma lista com vários nomes, depois levamos esses nomes até ao Padre Aurildes. Foi escolhido "Imaculada Conceição" por não possuir ainda uma comunidade urbana com o mesmo nome. A data que se celebra a festa em honra a Imaculada Conceição é no dia 08 de Dezembro.
Com. Santa Terezinha - Loló
Com. Nossa senhora Aparecida - Tio Gino
bottom of page