IRMÃS FRANCISCANAS DO SENHOR
Nossa história começa na Itália 1885, aos pés do Cristo Negro crucificado encontrado abandonado numa gruta, recuperado por Frei Angelico Lipani capuchinho, que o levou para uma capela, A devoção se espalhou. Ele se tornou padroeiro da cidade de Caltanisseta, iniciou assim a Congregação com cinco irmãs.
História das Irmãs Franciscanas em Mantena -MG
Nossa história começa na Itália 1885, aos pés do Cristo Negro crucificado encontrado abandonado numa gruta, recuperado por Frei Angelico Lipani capuchinho, que o levou para uma capela, A devoção se espalhou. Ele se tornou padroeiro da cidade de Caltanisseta, iniciou assim a Congregação com cinco irmãs.
No Brasil em 1954 os Franciscanos Frei Jorge Scarso de Módica Pároco de Mantena e Frei Jacinto Palazzolo, fizeram convite para a Madre Geral Annina Ragusa solicitando irmãs missionárias para Mantena. Vieram Irmã Margarida Palermo e Irmã Liliana Dessumma que iniciaram o Colégio Nossa Senhora de Fátima.
A primeira obra de Mantena foi o Instituto Nossa senhora de Fátima em 12 de dezembro de 1954. Iniciou-se com uma construção em que as pessoas ajudavam.
O nome Instituto Nossa Senhora de Fatima é de origem das primeiras Irmãs da Itália que fundaram a referida entidade.
A “palavra” instituto é uma nomenclatura utilizada por todas as entidades pertencentes a Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor, é uma constituição de ordem religiosa. A palavra “Fatima” faz menção a Nossa Senhora de Fatima oriunda de Portugal, que apareceu para as três crianças no campo onde pastoreavam as ovelhas.
A direção da casa era desenvolvida pelas Irmãs Italianas Ir. Liliana e Ir. Margarida Palermo. Primeiro começou com as meninas que vinham para estudar e não tinha lugar para ficar.
Ao longo da caminhada as Irmãs tiveram a ideia de dar curso de costura para essas meninas.
Em 1955 iniciou outro trabalho de acolhimento de meninas órfãs que eram trazidas de Belo Horizonte e outros lugares da redondeza. FEBÉM. A história foi passando e foram aumentando as meninas.
Além do acolhimento pensaram em uma escola primária, direcionada pelas Irmãs Franciscanas do Senhor italianas e algumas brasileiras. Com o passar dos anos houve uma mudança que só podiam receber crianças e adolescentes que eram enviadas pelo Ministério Público.
Assim, depois de alguns anos, deu abertura ao Ensino Fundamental-Anos Iniciais. A escola hoje está com os seguintes segmentos: Berçário de 07 meses a 1 ano de idade, maternal 1,2 e 3 anos, primeiro e segundo períodos (4 e 5 anos), e de 1º ao 5º ano. Esta missão que levou o Instituto Nossa Senhora de Fátima a ouvir e responder aos clamores de Deus, a doação, ensinamentos e dedicação às obras educacionais voltadas à ideologia de cunho religioso.
Toda a história do Instituto Nossa Senhora de Fátima se resume primeiramente na graça de Deus e pela parceria e ajuda de todo povo de Mantena que sempre acolheu e assistiu esta obra com muito carinho, dedicação e amor.
Para o Hospital São Vicente de Paulo, por iniciativa de Frei Jorge, a pedra fundamental foi em 1952 pelos Vicentinos, que iniciam devagar a construção. Com a chegada das Irmãs 1954, passaram a Direção e continuidade de construção. Vieram mais Irmãs Franciscanas que eram: Irmã Alexandrina, Irmã Vicentina, Irmã Augusta e outras. A inauguração oficial foi em 1965.
Rendemos graças e louvores ao Senhor que nos chamou, nos deu vocação para essa caminhada de 70 anos junto ao povo. Nossa gratidão a todos os benfeitores (Nossos anjos da guarda), em especial os sacerdotes que nos acompanharam, orientaram e nos apoiaram em nossa missão. Que Deus abençoe a todos.